24 de outubro de 2007

David Sylvian

The World Is Everything - Theatro Circo, Braga
Será que não foi só um sonho que tive? O concerto de David Sylvian em Braga foi simplesmente fenomenal... É difícil encontrar adjectivos para descrever aquela experiência de sonhar e viajar entre mundos, universos, ao som daquela voz... O alinhamento viajou entre algumas das melhores músicas mais antigas e outras já bem mais recentes. "Wonderful World", "Ride", "Every Colour You Are", "A Fire In The Forest", "The Librarian" ou "World Citizen" são apenas alguns exemplos das grandes músicas que foram apresentadas, muitas delas em novas versões das que estão patentes nos álbuns. E nunca pensei vê-lo cantar através de um megafone, como aconteceu no início de "Snow Borne Sorrow"!

Em termos cénicos, a simplicidade de um projector e alguns efeitos de luz foi mais do que suficiente para criar um ambiente de sonho... O que se via era muito mais além das imagens projectadas, era uma porta para as nossas próprias almas que se abria ao som da sua voz.

Surpreendeu-me o público. Já não me lembrava de um concerto onde as pessoas respeitassem tão bem a música que ouviam, sem as típicas palminhas no meio das músicas. Um público que rondava principalmente os 30/40 anos e bastante conhecedor do trabalho de Sylvian. Talvez esse conhecimento não tenha passado para a geração seguinte (pois poucas pessoas na casa dos 20 o conhecem), mas mesmo assim a sala esgotou, tal como aconteceu em Lisboa para o concerto no CCB, que teve de ser adiado por motivos de saúde. O cansaço ainda era visível, mas nem por isso a prestação de Sylvian deixou de ser brilhante. Uma noite inesquecível.

"Ride, ride until the darkness closes in
Until the ravaged soul begins
To reflect the open skies, ride
"
(David Sylvian - Ride)

3 comentários:

Nuno Mendes disse...

Infelizmente não pude ir... mas mesmo conhecendo apenas uma música dele, já sei o quão boa é a voz que tem.

Provavelmente na próxima vez que ele volte... daqui a 100 anos :/

João Miranda disse...

Adorava ter ido. Já me disseram que foi simplesmente fantástico. Disseram-me também que no alinhamento não constou a minha preferida "Forbidden Colours". Fica para a próxima.

Carlos Gomes disse...

Foi de facto um concerto divinal...Muito simples e por isso mesmo quase perfeito, mesmo ao estilo do Sr. Sylvian.

Só tenho a pena que o alinhamento se tenha focado um pouco demais no "Snow Borne Sorrow" e não tenham sido tocadas a "Red Guitar", "Orpheus" e "Forbidden Colours", 3 canções que fizeram de mim fã do David...

Também acho altamente improvável que o concerto que foi cancelado no CCB tenha nova data...