30 de junho de 2008

Mariza, no Metro

Fadista, embaixadora da Boa Vontade da Unicef e, por hoje, directora do jornal Metro. Já tinha sido anunciado há algum tempo que, no dia 30 de Junho, Mariza iria tomar as rédeas na redacção do jornal e assumir o cargo de directora, o que me deixou bastante curioso e interessado em adquirir uma cópia do jornal de hoje. Não sei de que forma surgiu a ideia de a convidarem para tal, mas diga-se a bem da verdade que foi uma ideia genial. No jornal de hoje, não há exploração de dramas e tragédias nem se discute a vida alheia: explora-se o lado positivo dos acontecimentos, mostram-se as boas notícias. Os noticiários da televisão e os restantes jornais destacam hoje o aumento dos combustíveis, o Metro destaca a descida do IVA.

Muitas vezes, vemo-nos rodeados de um pessimismo derrotista de que "isto está mal". Quanto desse pessimismo nos é passado pela imprensa? Não seria bem melhor pensar que "isto vai melhorar"? O jornal Metro de hoje evidencia o que de bom acontece no mundo. E depois de ler um jornal assim, pergunto-me por que motivo não existe à venda um jornal chamado "Bom Dia", que nos ajude a começar o dia com um sorriso em vez de nos tentar chocar com mais uma vítima de carjacking ou mais uma subida dos combustíveis. É óbvio que existe uma necessidade de informar as pessoas do que acontece no mundo, e é óbvio que nem tudo podem ser boas notícias. Mas por que razão se há-de dar mais importância aos sinais negativos do que aos positivos?

Honestamente, nunca pensei que convidar a Mariza para editar um jornal pudesse ter um impacto tão grande como teve no seu conteúdo. Gostava que o fizessem mais vezes, aliás, gostava que o fizessem sempre!
O jornal Metro de hoje pode ser lido integralmente na página oficial em www.readmetro.com

2 comentários:

Unknown disse...

E é mais uma coisa positiva para juntar à lista! Ainda hoje comentáram comigo que ela, além de fado, também canta muito bem jazz.

Tiago Ramos disse...

Já tinha lido a proposta aquando O Metro falou do novo disco da Mariza e realmente foi uma edição realmente diferente, com notícias positivas. O que nos ensina que o jornalismo não vive apenas de dramas...