21 de novembro de 2008

Seis meses sem democracia

Já muito foi dito sobre as declarações de Manuela Ferreira Leite. Tanto, que a própria já veio a público, explicar o que realmente queria dizer, acabando por falar mais do que o habitual. Aliás, chego a perguntar-me se, em vez de reclamarem por terem uma líder da oposição que não fala, não deveriam era estar gratos por isso...

Mas depois de encontrar um excelente post de Pedro Cavaco dedicado ao assunto, ocorreu-me uma ideia que não seria assim tão má: e se todos tivessemos direito aos nossos 6 meses sem democracia?

Vem um pouco de encontro à tipica questão "e se você mandasse, o que faria?" e as consequentes típicas respostas de erradicar a pobreza, paz no mundo, etc., eu sei. Mas com um pequeno toque de ditadura, as coisas seriam mais divertidas. Aposto que teríamos períodos fantásticos como "6 meses sem impostos" ou "6 meses sem pagar dívidas" vindos de alguém da classe média, "6 meses sem carro" por parte de um ambientalista, "6 meses sem velhinhas no autocarro" por parte dos restantes utentes do mesmo... Claro que também viria a ganância, um qualquer ditador temporário podia querer acumular riqueza e colocar todo o país em sofrimento... mas ao fim desses 6 meses, viria outro para acabar com o seu reinado de tirania e ficávamos todos bem.

Visto de um certo ponto de vista, até que seria relativamente democrático!

Sem comentários: