7 de novembro de 2008

Pesquisas e Referências

Não sei como funciona nos outros cursos, mas em Engenharia Informática é muito comum os alunos ignorarem por completo as bibliografias nos seus relatórios. Muitas vezes fazem-se trabalhos sem consultar ou conhecer minimamente o trabalho já desenvolvido por outras pessoas na mesma área. Salvo alguns professores, mais ligados à área de investigação, não é frequente levar-se em conta na avaliação a capacidade de pesquisa ou o espírito de investigação. É uma prática comum desenvolver-se trabalhos académicos com recurso a pesquisas rápidas no Google, abrir meia dúzia de links e fechá-los assim que deixam de ter utilidade. Links, autores e conteúdos acabam esquecidos no histórico do browser, os pequenos pedaços de informação que ajudaram a desenvolver uma parte do trabalho ou a escrever algum conteúdo do relatório desaparecem... até à altura em que é preciso escrever as conclusões e acrescentar uma bibliografia no final. É nessa altura que se regressa ao Google para uma pesquisa rápida, copiar 3 ou 4 links e chapá-los na última página do relatório. Há o cúmulo de muita gente utilizar a própria página do Google como uma referência bilbiográfica - quando, na realidade, é uma ferramenta de pesquisa.

Ao desenvolver um relatório de Dissertação (tal como qualquer outro, embora não seja prática corrente), é fundamental ter em conta o respeito pelo trabalho dos outros autores. Além disso, é o trabalho de outros que pode servir de base para fundamentar algo que se queira dizer, como justificar a escolha de uma metodologia. A lista de referências é algo que deve existir num relatório desde o começo do seu desenvolvimento, não algo que escrevemos no fim conforme nos lembramos. Tem ainda a utilidade de nos permitir voltar facilmente a um documento que nos serviu de referência, sempre que for necessário.

Uma boa pesquisa enriquece sempre um trabalho, especialmente quando esta é devidamente documentada. De entre as várias ferramentas disponíveis na internet, quero salientar o Google Scholar, que permite consultar uma infinidade de artigos científicos, teses e dissertações, assim como outros documentos que tenham esses resultados como referência e quais os principais autores com documentos nessa área de investigação. Além disso, para quem utilizar LaTeX, o Scholar permite retirar uma referência para o Bibtex já devidamente formatada, o que poupa bastante trabalho a quem não gosta de organizar biliografias.

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Pois, já na minha faculdade até por baixo das imagens temos de colocar a fonte (e alguns obrigam-nos a colocar a fonte ao fim de cada parágrafo e/ou frase)... E além disso (excluindo fontes iconográficas a menos que sejam de tratamento de dados) não nos deixam utilizar informação de sites que não sejam os recomendados. Se puséssemos o google como fonte bibliográfica os professores simplesmente recusar-se-iam a avaliar o trabalho... Parece-me ligeiramente diferente do que se passa por aí xD

Ass: Ana (que a minha conta aqui foi ao ar)

Daniel disse...

Estás convertido ao LaTeX é? :P

Um outro conselho que te posso dar é, muito cuidado com as referências retiradas da Wikipedia, já que não costumam ser muito bem vistas em relatórios de projecto ou dissertação... Pode ser uma boa fonte de consulta rápida, mas é sempre conveniente ter algo de caracter mais científico!