9 de dezembro de 2008

Wii - 2 anos depois (e agora?)

Ontem marcou o 2º aniversário da Wii na Europa. Parece que foi ontem que cheguei a casa com o meu "brinquedo" novo todo entusiasmado para jogar o novo Zelda e experimentar o Wii Sports... durante estes dois anos, já comprei mais jogos do que durante todo o ciclo de vida da Gamecube. Não é de admirar, visto que essa consola nunca conseguiu atrair uma forte audiência e, por consequência, não teve o apoio das 3rd parties que seria de esperar - o título mais forte que me consigo lembrar vindo de fora da Nintendo é o Resident Evil 4 e, apesar de ser um excelente jogo, não faz bem o meu género...

2 anos de jogos Nintendo

A Nintendo apostou forte na Wii e, em apenas dois anos, todas as suas grandes franchises tiveram um lançamento que superou tudo o que estava para trás: Super Mario Galaxy, Legend of Zelda: Twilight Princess, Metroid Prime: Corruption, Mario Kart Wii e Super Smash Bros. Brawl são os principais exemplos disso. Mas não se ficaram pelos clássicos: o Wii Fit, um software completamente diferente do que estamos habituados a ver em consolas, provou ser um sucesso estrondoso que, ainda hoje, se mantém nos tops de vendas mundiais. Tivemos o (muito) incompreendido Wii Music, que alguns esperavam ser uma espécie de "Guitar Hero" (mas na realidade é um software completamente diferente, embora bastante divertido na mesma), o "jogo" que acabou por marcar uma nova polémica: onde é que estão os jogos? A resposta é simples: onde sempre estiveram, apenas agora temos mais variedade de oferta.

Tendo em conta os ciclos de desenvolvimento habituais da Nintendo para os seus jogos, é impossível esperar um novo Mario ou Metroid nos próximos anos. Talvez um Zelda em 2010: não acredito que o consigam lançar em 2009, mas seria uma agradável surpresa. Temos o Pikmin 3 anunciado, mas também não sabemos para quando... Então, o que se segue?

O suporte das 3rd parties

O suporte vindo das 3rd parties tem trazido do melhor e do pior para a Wii. Há jogos absolutamente memoráveis como o de Blob e o Zack & Wiki, infelizmente castigados pelo mercado por não serem brands conhecidos. O mesmo se pode dizer do Boom Blox que, apesar de não o ter jogado, acredito que seja muito bom visto todas as reacções por parte da crítica. Mas enquanto que uns decidiram apostar no Boom Blox novamente e anunciar uma sequela, já o mesmo não se passou com a Capcom: as baixas vendas do Zack & Wiki condenaram o que podia ser uma excelente série a um acto isolado. O port do Resident Evil 4 para a Wii foi um sucesso comercial que, infelizmente, foi interpretado como uma oportunidade para a Capcom lançar ports de todos os outros REs, em vez de desenvolver algo de novo para a consola. A Ubisoft tem-se limitado a encher as prateleiras da Wii com jogos de animais de estimação de qualidade duvidosa... e a popularidade de jogos fraquíssimos como o Carnival Games fez com que as empresas encontrassem uma oportunidade de fazer "dinheiro fácil" com péssimos jogos.

Por outro lado, temos a Sega a investir cada vez mais na Wii, embora os seus principais títulos só estejam para sair em 2009. A Capcom continua a investir em ports (provavelmente até que as pessoas deixem de os comprar) e a negar-lhe jogos como o Street Fighter 4 mas, curiosamente, tem o seu maior sucesso de vendas anunciado como exclusivo para a Wii: o Monster Hunter 3. No entanto, a empresa que mais se destaca no meio disto tudo é a Marvellous Entertainment: subitamente, anunciou uma quantidade de jogos fantásticos para 2009 que me deixam bastante curioso e interessado. A Square Enix desenvolveu o fantástico Pollux Engine que permite a ligação entre jogos lançados na Wii e na DS em simultâneo, cujos frutos surgirão também em 2009. Parece que, ao fim de dois anos, as 3rd parties começam finalmente a investir em força na consola... Então, sendo assim, o que podemos esperar para o 3º ano da consola?

E agora, 2009?

Muita coisa!! Da Nintendo, foram anunciados no Japão alguns jogos completamente novos (entre os quais dois RPGs) que deverão ser brevemente confirmados para o ocidente, como Cosmic Walker, Dynamic Slash, Spawn Smasher. O mais entusiasmante do próximo ano são os nomes já conhecidos: "Pikmin 3" será um must-buy e o "Punch-Out! Wii" e "Another Code" parecem ser interessantes, mas a grande surpresa foi mesmo o "Sin & Punishment 2" - considerado um dos melhores jogos da Nintendo 64, nunca tinha saído do Japão, até que em 2008 foi lançado para download na Virtual Console em todo o mundo. Para além disso, o novo "Wii Sports Resort" será o cavalo de tróia para introduzir o novo periférico "Wii Motion Plus", que irá aumentar as capacidades de detecção de movimento do comando e permitir o controlo de objectos em tempo real com máxima precisão - já começa a cheirar a novo Zelda?...

A Capcom irá lançar o Monster Hunter 3, que poderá vir a ser um dos jogos do ano para a consola... estamos a falar de uma das séries mais populares do Japão que, apesar de ainda pouco conhecida no ocidente, tem vindo a ser cada vez mais publicitada. Infelizmente, é tudo o que vejo de interessante vindo desta empresa, mas pelo menos é um jogo absolutamente épico...

Já a Sega irá publicar uma grande quantidade de jogos fantásticos. Começo pelo MadWorld - um jogo brutalmente violento, sim, mas com um estilo artístico fenomenal. Depois vem aquele que é, para mim, um dos mais esperados: "House of the Dead: Overkill" - nunca fui muito fã da série, mas o fantástico estilo artístico e apresentação à Grindhouse vendeu-me a ideia do jogo imediatamente. O "Sonic & The Black Knight" é a nova esperança dos fãs de Sonic em verem um grande jogo da série em 3D e, finalmente, temos ainda o "The Conduit" um FPS tecnicamente impressionante que promete agradar aos apreciadores do género.

Finalmente, destaco 3 jogos com estilos artísticos fantásticos, vindos da Marvellous Entertainment, que prometem ser excelentes jogos: Muramasa, um hack'n'slash completamente desenhado à mão, Little King's Story, um jogo que parece inspirado em Pikmin e, finalmente, Arc Rise Fantasia, o primeiro RPG de uma trilogia anunciada.

E é tudo?

Já sabemos como é a Nintendo e o seu secretismo... enquanto algum jogo não estiver pronto a ser mostrado, também não é habitual ser anunciado. No entando, a pressão feita pelos consumidores tem sido tanto que já foi anunciado o Pikmin 3 (como já referi), assim como está confirmado o desenvolvimento de um novo Mario e novo Zelda. Duvido que se saiba mais alguma coisa do Mario tão cedo, mas não me surpreenderia que um trailer do próximo Zelda surgisse durante o próximo ano (mas só isso). Os rumores de um Kid Icarus Wii já andam por aí há muito tempo... É certo que a Nintendo terá algumas surpresas na calha, visto que a maioria dos jogos anunciados deverão sair (pelo menos no Japão) todos no primeiro semestre de 2009. De qualquer forma, com base no que já foi anunciado, teremos um grande ano pela frente...

Parabéns Wii: os dois primeiros anos foram fantásticos, venha o terceiro!!

4 comentários:

Salazar disse...

Olá Telmo.
Sou teu follower no Twitter e gostava muito que também fosses meu follower. É possível?
@dakshinamurti é o meu nick lá.
Um abraço.
Salazar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Angelo Sá disse...

www.captiveofmynegativity.blogspot.com

Bruno Cunha disse...

Boas, devo dizer que este Natal adquiri uma nintendo Wii e possuo a nintendo gamecube...

Quanto às novidades acho que irão ser muito motivantes.
Em relação à gamecube, o protagonismo foi sempre centrado na playstation(na qual possuo-as todas) e a nintendo sempre foi esquecida cá em Portugal, contudo tinha amigos meus dos States que traziam excelentes jogos da gamecube raramente encontrados em Portugal tais como o Mario Party e o Mario dance revolution.

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/