27 de outubro de 2008

Ambiente de trabalho

Segunda-feira e muita preguiça... dizem que é um mal comum! Gostava de ter uma espécie de comprimido que se pudesse tomar e, de repente, ficava-se extremamente produtivo, mesmo que fosse uma manhã cinzenta de segunda-feira. O local de trabalho, o ambiente que nos rodeia, é algo que ajuda bastante. Mas, nos dias que correm, é mais fácil encontrar distracções do que factores que impulsionem a concentração.

O facto de ter um computador como instrumento essencial para o trabalho, e necessitar da internet para quase tudo, abre as portas a uma imensidão de coisas mais divertidas para se fazer. Cliente do twitter sempre actualizado, messenger ligado, todas as feeds de RSS a gritar "read me! read me!"... tudo isso pode ser desligado, sim, mas isso só leva à sensação de estar desconectado e aumenta a curiosidade em ver o que se está a passar. É mais fácil ignorar um pop-up do twitter, do que ficar na dúvida, com vontade de ir ver se há novidades...

Depois há o tempo que se perde a pesquisar sobre várias maneiras possíveis de aumentar a produtividade. Acho que todos esses sites deviam ter um "disclaimer" que nos avisasse: a melhor maneira de aumentar a produtividade é não perder tempo a procurar como o fazer.

Os locais de trabalho são, na minha opinião, o mais importante. Estar na biblioteca da faculdade, por exemplo, incentiva-me muito mais ao trabalho do que quando estou numa sala qualquer de computadores da FEUP, com dezenas de pessoas nos hi5's, a ver trailers ou animé ou ajogar qualquer coisa no miniclip. Até num café (embora só em alguns) consigo trabalhar melhor do que nessas salas. Em casa, nem se fala... trabalhar em casa é, para mim, um mito. Algo que só acontece aos outros. Prefiro ficar mais um pouco na faculdade a terminar alguma coisa, do que deixar "para fazer em casa"...

De qualquer modo, já tenho em mente o meu plano de trabalhos para hoje, que tenciono realmente cumprir. Conhecendo o tipo de ambientes em que trabalho melhor, é mais fácil conseguir a disciplina de trabalho necessária, tendo em conta o universo de adversidades à produtividade!

1 comentário:

Tiago Ramos disse...

Tal como eu, que neste momento, estou no trabalho de roda de e-mails e documentos e estou a comentar o teu blogue!! XD