5 de março de 2008

[REC]

Este ano, a grande descoberta que fiz no Fantas foi que o cinema de terror espanhol está ao mais alto nível, podendo ser facilmente comparado ao terror japonês. "El Orfanato", produzido por Guillermo del Toro, e o surpreendente "[REC]" são dois grandes exemplos disso e, destes, o segundo foi o que mais me marcou.

A história de [REC] tem por base uma equipa de reportagem que segue um grupo de bombeiros numa missão. A câmara do repórter é o único ponto de vista que nos é dado, todo o filme é apresentado como material jornalístico para uma reportagem de um programa chamado "Enquanto Vocês Dormem". O realismo de todo o filme é reforçado pelo excelente desempenho da actriz Manuela Velasco, que não podia ser mais credível no seu papel: imaginem um personagem que mistura as apresentadoras do "Êxtase" com o sensacionalismo da TVI, para conseguirem ter uma ideia. A própria construção das personagens é brilhante, mesmo as mais insignificantes para a história têm personalidades muito próprias e muito bem caracterizadas.

Como não quero entrar em detalhes acerca da história (senão perde a piada), limito-me a referir que o que os bombeiros encontraram foi uma missão muito fora do vulgar... Há outros teasers e trailers no YouTube para quem não se importar de ficar a saber mais sem ter visto o filme, mas deixo aqui um vídeo com as reacções do público no Festival de Cinema de Sitges. As reacções do público do Fantasporto não foram muito diferentes...



Uma pequena nota: no final do filme, todos comentavam já ter ouvido falar anteriormente de um certo evento referido no filme, que terá sido muito noticiado. No entanto, após várias pesquisas... nada encontrei sobre o assunto... Realidade misturada na ficção, ou apenas ficção???

4 comentários:

Tiago Ramos disse...

A intensidade da expressão das pessoas, dá para entender o impacto que o filme terá.

A que evento te referes?

Telmo Couto disse...

Algo que aconteceu em Portugal há bastantes anos, foi muito falado na imprensa e ficou conhecido como o caso da menina Medeiros...

Phenomena disse...

Daqui Joo :)

Quero tanto ver esse filme, depois de falarmos e pelo que vi no iutubi! Amanhã tenho de ir ;) beijo

Joana disse...

Eu tambem gustava de saber se o caso da menina de medeiros, Tristania, e verdade...
Já pesquisei de varias maneiras e nao encontro nada.
A minha mae diz que já ouviu falar nessa menina...
ficaremos na duvida....=)