11 de junho de 2007

Gossamer

Lindo. Magnífico e nostálgico... O concerto dos Smashing Pumpkins foi tudo e mais do que isso. Tivemos um alinhamento mais curto do que alguns concertos anteriores da mesma tour... mesmo assim, foram duas horas magníficas de músicas que preencheram a minha adolescência, juntamente com excelentes músicas novas. Confesso que tinha o mesmo medo que qualquer fã da banda deve ter sentido, ao saber que a nova formação da banda apenas continha dois elementos em comum com os Smashing Pumpkins "de antigamente". Mas este concerto provou que não há motivo para qualquer receio. Mesmo as músicas novas, que ouvi pela primeira vez no concerto, conseguiram manter o espírito "smashing" - é um facto que as pessoas não sabiam as letras, mas não se perdeu a euforia. Um pouco mais progressivos, sonoridades diversificadas, mas nunca fugindo à sonoridade da banda, com uma excelente componente instrumental...

Mal entra em palco, ao som de uma caixa de música, Billy Corgan convoca a chuva com o seu primeiro verso "Today is the greatest day I've ever known"... nada que não passasse rapidamente, nada a que o público não tenha ficado indiferente... Um alinhamento que intercalou grandes hinos da banda com outras pérolas que nunca foram singles, mas que todos os fãs adoram, misturando os novos temas pelo meio... "United States" é um excelente exemplo da vertente mais progressiva do novo álbum, com uma grande sonoridade, "Tarantula" é o single que ainda não me conseguiu convencer e "Bleeding The Orchid" tem uma melodia forte que me agradou imenso.

Os temas antigos deixaram o público ao rubro - nada que já não se estivesse à espera. Mas o que mais me marcou no concerto foi mesmo uma música nova: Gossamer. A falta da "Glass and The Ghost Children", que tem sido tocada noutros concertos, foi sem dúvida recompensada pelo tema que encerrou o concerto... Fico preocupado é com o facto da música não constar no alinhamento previsto para o álbum... E falta menos de um mês para o lançamento do Zeitgeist, dia 10/07/07. Não podia estar mais entusiasmado, não podia ter mais vontade de o comprar no próprio dia e vir a correr para casa ouvi-lo!

Mas esteja no álbum ou não, seja de que forma for, o que eu mais quero é uma versão editada, de estúdio, da Gossamer. Eu compro! Amei a música, não sei dizer mais! Entretanto, vou ouvindo gravações que encontro pela internet... Gossamer (Live in Paris) - brutal.

1 comentário:

Nuno Mendes disse...

Tenho que intensificar toda a magia que aquele concerto teve. Desde a multidão em rubro, cantando músicas que tocavam na memória de quase todos (se não todos) ali presentes. O promenor de começar a chover mal ele diz "Today...".

Não esquecendo as pessoas que já deveriam conhecer, juntamente com aquelas que simplesmente tentavam cantar as músicas novas, a que o Abílio (sim, Abílio) reagiu com um riso.

Resumidamente, fui e adorei (pena que tenha sido o outcast sem ter possibilidade de comprar uma t-shirt, mas nada que me aborreça).

Quanto à Gossamer, amei. Vou agora fazer o download e ouvir novamente :D