20 de dezembro de 2007

Música do ano

The Gift - In Repeat

Bem mais complicado do que escolher o álbum mais marcante do ano, é escolher apenas uma música. Mas, de todas as músicas que me surpreenderam e fascinaram este ano, a In Repeat dos alcobacences The Gift foi a que mais me arrepiou. Uma viragem mais electrónica na sonoridade da banda deu origem a uma música com um sabor a novidade que já não havia desde 2004, quando saiu o AM-FM. Mas não foi apenas a sonoridade, mas também a excelente letra da música (no contexto das letras da banda, pelo menos) fizeram com que a música atingisse um patamar de qualidade ao nível do melhor que alguma vez se fez em Portugal.

In Repeat não é, sequer, uma canção pop. Não se prende a um refrão repetido até à exaustão. É das melhores músicas dos The Gift, embora seja provavelmente a que mais se afasta do que a banda fazia há 10 anos atrás. É uma música diferente do que se podia ter esperado deles e funciona muito bem, mesmo quando tocada ao vivo. É o épico electrónico que, finalmente, supera a So Free e consegue ter agora o impacto que a Red Light não conseguiu na altura.

Criada no contexto do álbum Lisboa, uma compilação de temas originais em tributo à cidade com o mesmo nome, a música é também vendida pelo preço exorbitante de 2€ na loja oficial da banda. Ironicamente, pode ser ouvida gratuitamente no myspace oficial dos The Gift.

1 comentário:

Tiago Ramos disse...

Concordo com esta tua crítica, especialemente porque nunca tinha visto os The Gift criarem algo com tamanha qualidade! Uma sonoridade electrónica que arrepia só de ouvir, com uma belíssima e cativante letra!