Beirut - The Flying Club Cup
Poucas semanas passaram desde que conheci Beirut. Tinha acabado de sair o segundo álbum da banda quando descobri o blog "bilhetes para a imortalidade" onde o meu caro João Miranda mostrava alguns vídeos da banda gravados para os "Take-Away Shows" da Blogothéque. O vídeo da Nantes foi a melhor introdução possível para a banda. Primeiro, a voz do Zack Condon. Depois, um a um, os elementos da banda (diria mesmo "orquestra") vão-se juntando para mostrar aquilo de que os Beirut são capazes.
A música deles é um lugar longínquo que não podemos visitar a não ser nos nossos próprios sonhos. Em "The Flying Club Cup", podemos visitar Nantes, St. Apollonia e Cherbourg, ou dar o nome que quisermos ao mundo com que sonhamos. Trompetes, violinos e coros juntam-se para acrescentar à magia de um álbum genial, do qual é difícil destacar uma música em relação às restantes. O mais fácil é simplesmente deixarmo-nos levar para onde eles quiserem e a nossa imaginação deixar alcançar.
Acho impossível referir o álbum sem referir novamente os "Take-Away Shows". Todas as músicas do álbum foram gravadas em vídeo, mas não sob a forma de vídeoclips convencionais. Uma câmara segue-os pelas ruas, bares, corredores dos prédios e apartamentos. Não há estúdios nem equipamentos sofisticados, não há sequer a preocupação em atingir a perfeição: há apenas música maravilhosa em vídeos absolutamente fascinantes. Podem ver todos os vídeos do álbum gratuitamente aqui.