21 de novembro de 2008

Seis meses sem democracia

Já muito foi dito sobre as declarações de Manuela Ferreira Leite. Tanto, que a própria já veio a público, explicar o que realmente queria dizer, acabando por falar mais do que o habitual. Aliás, chego a perguntar-me se, em vez de reclamarem por terem uma líder da oposição que não fala, não deveriam era estar gratos por isso...

Mas depois de encontrar um excelente post de Pedro Cavaco dedicado ao assunto, ocorreu-me uma ideia que não seria assim tão má: e se todos tivessemos direito aos nossos 6 meses sem democracia?

Vem um pouco de encontro à tipica questão "e se você mandasse, o que faria?" e as consequentes típicas respostas de erradicar a pobreza, paz no mundo, etc., eu sei. Mas com um pequeno toque de ditadura, as coisas seriam mais divertidas. Aposto que teríamos períodos fantásticos como "6 meses sem impostos" ou "6 meses sem pagar dívidas" vindos de alguém da classe média, "6 meses sem carro" por parte de um ambientalista, "6 meses sem velhinhas no autocarro" por parte dos restantes utentes do mesmo... Claro que também viria a ganância, um qualquer ditador temporário podia querer acumular riqueza e colocar todo o país em sofrimento... mas ao fim desses 6 meses, viria outro para acabar com o seu reinado de tirania e ficávamos todos bem.

Visto de um certo ponto de vista, até que seria relativamente democrático!

19 de novembro de 2008

Manicómio FEUP

Recebi hoje (assim como todos os alunos da FEUP) o seguinte e-mail:

Foram avistados 3 pessoas a correr com casacos verde claro, calças vermelhas e chapéus de cowboys perto da feup. Um deles leva-va uma machadinha de pequeno porte, o outro um aerossol, e o terceiro um saco plástico. Além de gritarem obcesnidades e vandalisarem paredes, há pessoas que os viram a espancar alunos. Não se aproximem deles! Se os virem, deixam a área o mais depressa possivel! Apesar de não estarem armados, são perigosos!


--------------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi enviada por 080503291 - Joao Martins para potencialmente 6935 pessoas.

Sistema de Email Dinâmico do SIGARRA - FEUP
--------------------------------------------------------------------

Bem... foi o momento "WTF" do mês.

7 de novembro de 2008

Pesquisas e Referências

Não sei como funciona nos outros cursos, mas em Engenharia Informática é muito comum os alunos ignorarem por completo as bibliografias nos seus relatórios. Muitas vezes fazem-se trabalhos sem consultar ou conhecer minimamente o trabalho já desenvolvido por outras pessoas na mesma área. Salvo alguns professores, mais ligados à área de investigação, não é frequente levar-se em conta na avaliação a capacidade de pesquisa ou o espírito de investigação. É uma prática comum desenvolver-se trabalhos académicos com recurso a pesquisas rápidas no Google, abrir meia dúzia de links e fechá-los assim que deixam de ter utilidade. Links, autores e conteúdos acabam esquecidos no histórico do browser, os pequenos pedaços de informação que ajudaram a desenvolver uma parte do trabalho ou a escrever algum conteúdo do relatório desaparecem... até à altura em que é preciso escrever as conclusões e acrescentar uma bibliografia no final. É nessa altura que se regressa ao Google para uma pesquisa rápida, copiar 3 ou 4 links e chapá-los na última página do relatório. Há o cúmulo de muita gente utilizar a própria página do Google como uma referência bilbiográfica - quando, na realidade, é uma ferramenta de pesquisa.

Ao desenvolver um relatório de Dissertação (tal como qualquer outro, embora não seja prática corrente), é fundamental ter em conta o respeito pelo trabalho dos outros autores. Além disso, é o trabalho de outros que pode servir de base para fundamentar algo que se queira dizer, como justificar a escolha de uma metodologia. A lista de referências é algo que deve existir num relatório desde o começo do seu desenvolvimento, não algo que escrevemos no fim conforme nos lembramos. Tem ainda a utilidade de nos permitir voltar facilmente a um documento que nos serviu de referência, sempre que for necessário.

Uma boa pesquisa enriquece sempre um trabalho, especialmente quando esta é devidamente documentada. De entre as várias ferramentas disponíveis na internet, quero salientar o Google Scholar, que permite consultar uma infinidade de artigos científicos, teses e dissertações, assim como outros documentos que tenham esses resultados como referência e quais os principais autores com documentos nessa área de investigação. Além disso, para quem utilizar LaTeX, o Scholar permite retirar uma referência para o Bibtex já devidamente formatada, o que poupa bastante trabalho a quem não gosta de organizar biliografias.