31 de outubro de 2007

Gestação de uma imagem

Ontem tive uma experiência única. A primeira aula prática de fotografia sobre revelação e ampliação. É difícil de descrever a sensação de estar numa sala iluminada apenas por uma difusa luz vermelha, fazer a primeira prova de contacto, escolher uma fotografia para ampliar. Ver se está bem focado, sensibilizar o papel... Mais fantástico ainda é colocar o papel nos líquidos e ver a imagem ser revelada, ao som das músicas poéticas e pomposas do professor Lima. É como se fosse magia a acontecer mesmo à frente dos meus olhos.
"Oh, não ficou grande coisa..."
Não tem mal :)

30 de outubro de 2007

Diz o professor de SDIS

Motivação, meu caros... motivação. Apenas algumas dicas fornecidas pelo nosso professor de SDIS, para a Prova Prática de amanhã:

"Se durante a prova não consegue eliminar os erros de compilação, não deve esperar que eu o consiga fazer no pouco tempo que tenho para avaliar a sua submissão."

"Acima de tudo, como os resultados desta prova contribuirá para a sua nota final, pelo que sentirá alguma pressão."

"2.1 Familiarizem-se com o Ambiente
Nestas condições poderá sentir-se desconfortável. Torna-se por isso importante familiarizar-se o mais possível com o ambiente computacional que terá que usar durante a prova."

"Em qualquer caso, não “invente” na prova."

"Note que qualquer desvio do especificado no enunciado deverá ser descrito no relatório – se o não fizer será mais penalizado ainda."

24 de outubro de 2007

David Sylvian

The World Is Everything - Theatro Circo, Braga
Será que não foi só um sonho que tive? O concerto de David Sylvian em Braga foi simplesmente fenomenal... É difícil encontrar adjectivos para descrever aquela experiência de sonhar e viajar entre mundos, universos, ao som daquela voz... O alinhamento viajou entre algumas das melhores músicas mais antigas e outras já bem mais recentes. "Wonderful World", "Ride", "Every Colour You Are", "A Fire In The Forest", "The Librarian" ou "World Citizen" são apenas alguns exemplos das grandes músicas que foram apresentadas, muitas delas em novas versões das que estão patentes nos álbuns. E nunca pensei vê-lo cantar através de um megafone, como aconteceu no início de "Snow Borne Sorrow"!

Em termos cénicos, a simplicidade de um projector e alguns efeitos de luz foi mais do que suficiente para criar um ambiente de sonho... O que se via era muito mais além das imagens projectadas, era uma porta para as nossas próprias almas que se abria ao som da sua voz.

Surpreendeu-me o público. Já não me lembrava de um concerto onde as pessoas respeitassem tão bem a música que ouviam, sem as típicas palminhas no meio das músicas. Um público que rondava principalmente os 30/40 anos e bastante conhecedor do trabalho de Sylvian. Talvez esse conhecimento não tenha passado para a geração seguinte (pois poucas pessoas na casa dos 20 o conhecem), mas mesmo assim a sala esgotou, tal como aconteceu em Lisboa para o concerto no CCB, que teve de ser adiado por motivos de saúde. O cansaço ainda era visível, mas nem por isso a prestação de Sylvian deixou de ser brilhante. Uma noite inesquecível.

"Ride, ride until the darkness closes in
Until the ravaged soul begins
To reflect the open skies, ride
"
(David Sylvian - Ride)

18 de outubro de 2007

Imagens descartáveis

Estava eu na paragem à espera de um autocarro e vejo, pelo reflexo do vidro, uma estrada onde esperava encontrar um prédio. Talvez estivesse atordoado pela Numb dos Portishead, mas só depois de olhar melhor é que me apercebi de ser um reflexo. Como que por reflexo, saco do telemóvel e "snap!". É tão fácil, tão acessível, que se torna descartável o acto de registar uma qualquer imagem que achamos "engraçada". E fica depois o telemóvel com a memória cheia de entulho. Imagens que, dias depois, nem sequer nos conseguimos lembrar onde foram tiradas, ou por que motivo. Esforço zero, qualidade mínima, conteúdo inexistente. Afinal, é só tirar o telemóvel do bolso...

8 de outubro de 2007

A vida é um cartaz do Metro

10h30 - FNAC de Sta. Catarina, Porto
Bilhetes para o David Sylvian esgotados no CCB. Na FNAC não vendem para o concerto de Braga.
11h50 - Theatro Circo, Braga
Que bom, o teatro fecha aos domingos, segundas e feriados... Almoço no Bragashopping, pelo menos as pizzas eram boas!15h00 - FEUP
E arranjar lugar na sala de computadores? Demorou...
17h00 - Aula de ERSS

Isto é para todas as pessoas que não acreditam que alguém almoce em Viena e ainda passe pelo Majestic antes de ir para um concerto na Casa da Música!
E eu ainda vou ter de voltar a Braga esta semana... Mas confesso que fiquei surpreendido com a beleza desta cidade!

2 de outubro de 2007

Uma de muitas (Belas) Artes

Tive hoje, finalmente, a minha primeira aula de Laboratório de Fotografia na Faculdade de Belas Artes. Adorei a professora, fiquei com uma excelente impressão da turma (embora não tenha sido a experiência mais social da minha vida) e mesmo da faculdade propriamente dita. O técnico de fotografia também se mostrou bastante simpático e vim embora todo feliz da vida. Claro, foi apenas a minha primeira aula na FBAUP, mau era se ficasse com má impressão! Estou entusiasmado por ir aprender fotografia "a sério"! E gosto daquele ambiente... Pelo menos uma vez por semana vou respirar um ar diferente!

1 de outubro de 2007

A "laranja" sem sumo...

Estive o fim-de-semana inteiro a pensar se devia ou não manifestar-me em relação às últimas eleições do PSD. Foram umas eleições tão desinteressantes que chega a ser um desperdício de tempo falar delas, mas seja. Apesar de achar que a liderança anterior do PSD não tinha propriamente a energia necessária para um partido da oposição, o que reduziu bastante a visibilidade política do partido, não consigo prever um bom futuro para o PSD com o Menezes na frente. Tenho como certo de que o Menezes nunca será eleito Primeiro-Ministro, ou pelo menos assim o espero. Já o Santana Lopes tinha sido suficientemente mau para a imagem do partido, mas parece que o seu grupo de amigos lá arranjou um poiso na liderança e é provável que se assista ao seu regresso. E assim, a "laranja" parece cada vez mais espremida, ficando agora uma palha seca, sem sumo e sem cor, à espera da próxima grande derrota eleitoral, que derrube o novo presidente... talvez assim apareça alguém dentro desse partido que seja capaz de trazer algo novo ao país. Porque a escolher entre o actual governo e um eventual "governo Menezes", acho que estou muito bem com o governo que tenho.